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Brincando de caça ao tesouro

3 min

A atividade de caça ao tesouro é uma divertida brincadeira indicada para crianças com autismo, que propicia participações físicas em jogos simbólicos, desenvolvendo a flexibilidade e o período de atenção compartilhada, além de solucionar problemas e expandir a comunicação verbal da criança.

Interesses

Suspense, comédia, buscar objetos escondidos, tesouros, personagens favoritos da criança.

 

Metas principais

Participação física em jogo simbólico.

Flexibilidade: jogo com diversas etapas, estrutura complexa e um conjunto de regras.

Desenvolver período de atenção compartilhada de 20 minutos ou mais.

Solução de problemas.

Comunicação verbal.

 

Preparação da atividade

Confeccione um mapa do tesouro. O mapa consiste no tracejado de um caminho que passa por cerca de 4 ou 5 lugares imaginários antes de se chegar ao esconderijo do tesouro. Cada lugar tem um nome e uma figura pictórica representativa. Numere os lugares de acordo com a sequência a ser seguida no mapa. Por exemplo, o trajeto do mapa tem início no lugar 1, que é a casa da avó. O lugar 2 pode ser a pracinha próxima de onde a criança mora, o lugar 3 a escola, o lugar 4 a casa de algum outro familiar próximo e o lugar 5 a casa onde a criança mora.

 

Confeccione também, antes da sessão, 5 pistas escritas em tiras de papel ou em cartões. As pistas informarão quais as aventuras que os participantes enfrentarão a seguir (tarefas que os participantes cumprirão juntos) para conseguir chegar ao próximo lugar no mapa e receber a nova pista. Esconda as pistas pelo quarto em meio aos acessórios que representarão cada um dos locais mencionados no mapa.

 

Traga para o quarto duas mochilas (uma para você e uma para a criança) com acessórios para a aventura, como uma lanterna, óculos de sol, comidinhas de plástico, copos de plástico, uma corda, um lençol, kit infantil de médico para primeiros socorros, kit infantil de ferramentas, papel e caneta, meias, capas e diferentes peças de vestimentas.

 

Ideias para o que poderia ser o tesouro: uma capa mágica que quando vestimos nos ajuda a voar; o pó (glitter) de pirlimpimpim da Sininho também para nos ajudar a voar; um objeto ou um alimento favorito; um copo contendo suco imaginário mágico que, ao beber, você fica tão forte que consegue jogar a sua criança para o alto várias vezes, rodá-la em seus braços, fazer coceguinhas, dar vários abraços, o que quer que seja motivador para a criança.

 

Estrutura da atividade

Escolham personagens dentre aqueles que fazem parte do repertório da criança que cada um quer ser. Vistam fantasias e pendurem nas costas suas mochilas com os acessórios. Se a criança não quiser vestir nada ou carregar uma mochila, você pode levar a mochila dela. Explique para a criança o que significa o mapa, como vocês encontrarão as pistas e que tipo de tesouro encontrarão no final. Procure considerar o que você acredita ser mais motivador para sua criança: saber desde o início qual será o tesouro ou manter-se o mistério em relação ao conteúdo dele.

Analisando o mapa juntamente com a criança, dirijam-se para o local no quarto que representará o lugar 1 do mapa, a casa da avó. Lá, você encontrará a primeira pista e a lerá para a criança (ela poderá ler se já tiver adquirido essa habilidade). A pista os instruirá para que cumpram uma tarefa de forma a chegar ao próximo lugar do mapa.

 

Observações

Divirta-se com o faz de conta entrando a fundo no mundo da imaginação. Ande com muito cuidado quando vocês estiverem na beira de um precipício, sinta o cheiro e o calor da fogueira, delicie-se com a maçã gigante e suculenta que vocês vão comer com os meninos perdidos, interaja com o ambiente do quarto como se todos aqueles lugares do mapa estivessem mesmo ali. Demonstre para sua criança esta interação com o ambiente imaginário exagerando os movimentos de seu corpo, as expressões em sua face e o uso de sua voz.

 

Fonte: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/aventura-da-caca-ao-tesouro-atividade-para-criancas-com-autismo/

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